|Projeto pedagógico
Projeto pedagógico 2017-09-29T20:46:25+00:00

Projeto pedagógico

Educar é impregnar de sentido
o que fazemos a cada instante!
Paulo Freire

Apresentação

A Equipe Escolar do Colégio Agostiniano Mendel, atuante na zona leste de São Paulo há mais de trinta e cinco anos e reconhecida pela comunidade por seu padrão de qualidade e dedicação à formação de jovens, vem ouvindo dos pais de alunos a avaliação feita aos trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil – Jardim e Pré-escola.

Ultimamente os pais têm solicitado  atendimento para seus filhos menores, já que o Colégio atende a alunos de Educação Infantil, a partir de 4 (quatro) anos de idade, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Após estudos, a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência – mantenedora do Colégio, decidiu  atender à reivindicação desses pais e investir, também, na formação de crianças de 4 (quatro) meses até 3 (três) anos de idade, atendendo-as em outro prédio, específico para a instalação do berçário e maternal. Assim, nasce o Mendel Baby – Unidade II.

Uma Unidade Escolar Agostiniana dedicada, exclusivamente, à Educação Infantil que, contando com o apoio do Colégio Agostiniano Mendel, encara esse desafio com uma Equipe Pedagógica que passa a elaborar, com entusiasmo e dedicação, o Projeto Pedagógico, decidindo sobre os ambientes adequados, indicando novos materiais didáticos e acervo bibliográfico, elaborando o calendário escolar, estudando e reinventando atividades a serem desenvolvidas…

Sim, um parágrafo que termina com reticências, pois é o início de um caminho, são os primeiros passos de uma comunidade escolar que antes aplaudia seus jovens emocionados ao deixar o Colégio e partir para o ensino acadêmico. Hoje, também, abre os braços para acolher os pequenos bebês em seus berços de amor e responsabilidade.

O MENDEL BABY está localizado no bairro Vila Carrão, zona leste do município de São Paulo. É uma região bem provida de transporte público, várias linhas de ônibus transitam pelas largas ruas do bairro. Há pontos de táxis e vans e algumas ciclovias.

A região possui várias unidades escolares públicas (estaduais e municipais) e particulares. Há duas bibliotecas municipais que atendem a região, são elas: Biblioteca Municipal Lenyra Fraccaroli, instalada na Vila Manchester, e a Biblioteca Municipal Paulo Setúbal, na Vila Formosa.

Caracterizado por ser um bairro residencial aliado a pequenas casas comerciais, conta com muitos supermercados, restaurantes, academias, agências bancárias e templos religiosos de diferentes credos.

Em relação à saúde existe uma Unidade Básica de Saúde/AMA e um Posto de Saúde, além de Instituições de Assistência Social. No tocante à segurança pública, há o 31º Distrito Policial, localizado na Av. Conselheiro Carrão, grande via de acesso a bairros vizinhos.

Quanto aos meios de comunicação, a região é bem servida por linhas telefônicas, circulação de vários jornais e revistas, correios e wi-fi na maioria dos estabelecimentos, atendendo à necessidade atual. Com relação aos serviços públicos de água, luz e saneamento básico, o bairro recebe a atenção necessária.

O Colégio Agostiniano Mendel e Mendel Baby – Unidade II são duas unidades escolares ligadas pelos ideais agostinianos, dentre eles, o amor – a grande diferença.  Que o maior sentimento cristão seja a mola mestra do trabalho docente, conforme dita o coração inquieto de Santo Agostinho: “O amor é o motivador do ensino”.

error: Conteúdo Protegido.